quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Desabafo!

Para algumas pessoas, e posso arriscar a dizer para a maioria das pessoas, falar abertamente sobre os sentimentos é tolice, é se expor demais, se tornar vulnerável. Às vezes, penso sobre isso e até chego a concordar, mas não consigo ser diferente. Eu não consigo aceitar que uma pessoa seja boba por amar alguém, ainda que esse amor não seja correspondido. Afinal, ninguém é obrigado a te amar de volta e, infelizmente, algumas vezes, isso acontece. Paciência. Agora, eu tenho que fingir que eu nao me importo pra que as pessoas fiquem felizes? Não concordo com isso. Há um tempinho, passei por uma experiência assim e nunca vi tantas pessoas darem opinião sobre a minha vida. Faziam julgamentos equivocados, formavam opiniões sem qualquer propriedade e faziam questão de expor essas opiniões da forma mais grosseira possível. E eu pensava: Pra que? Por que o meu amor por uma pessoa livre incomoda tanto os outros? Por que o fato de eu acreditar e ter esperanças deixava as pessoas tao incomodadas a ponto de lançarem os comentários mais perversos diretamente na minha "cara"? Sinceramente, nao sei responder. E o pior.. Ninguém nem sabia o que acontecia realmente. Na verdade, sabiam tudo o que dava pra saber superficialmente e só. Bom, confesso que a culpa também é minha. Quando voce se abre demais e expoe seus sentimentos, as pessoas que ouvem se sentem no direito de opinar, dar conselhos e fazer críticas, mesmo as mais desagradáveis. E aí eu me pergunto: O que isso muda na vida delas? Pode ser, por um lado, uma certa preocupação comigo (E isso é o que sempre me faz ouvir as coisas mais absurdas sem perder amizades), um cuidado para que eu nao me magoe, mas, sinceramente, ser romantico, sensivel e etc não significa que voce seja fraco! Por mais que voce sonhe com um amor e faça mil planos, o fato de aquilo nao acontecer nao vai te matar. Voce apenas vai perceber sozinho a hora de deixar isso pra trás. Como, inclusive, já aconteceu! =) Agora, ninguém merece ficar ouvindo as pessoas darem palpite na sua vida, julgando os seus sentimentos e os dos outros sem nem saber o que se passa na verdade. Às vezes, subestimavam tanto a capacidade de amar de algumas pessoas e superestimavam tanto os meus sentimentos por ela, que ate hoje fico me perguntando.. mas e tudo que essa pessoa me falava, e todas as vezes que ela me procurava, e todas as vezes que ela me surpreendia?! Acho que ninguem entende as coisas de forma tao errada assim, a ponto de se apegar a algo que nao existe. E eu acabei ficando como a garota apaixonada pra quem o "cafajeste" nao dava a mínima. Eu acho engraçado esse rótulos que colocam nas pessoas. Sejam homens ou mulheres, todo mundo pode se enganar as vezes, agir de forma errada, se arrepender. Todo mundo pode também não gostar de quem gosta da gente, sem necessariamente ser uma pessoa ruim. Rotular um cara de cafajeste pq ele nao age como as pessoas gostariam ou uma mulher de ingenua porque ela é sicnera em relação ao que sente não faz sentido. As pessoas não sao apenas o que da pra ver na superficie. Além disso, essas coisas de sentimentos sao assim. Ninguém escolhe! Mas, enfim, acho que essa experiencia me ajudou a entender que nem sempre devemos abrir o coração e contar tudo que sentimos ou queremos (Embora eu ache mais certo ser assim), porque, dessa forma, evitamos opinioes indesejadas, evitamos que as pessoas pensem que têm o direito de se meter, de forma tao grosseira, na NOSSA vida.

2 comentários:

  1. Ótimo texto. Mt gente é assim, mt gente ainda acredita no amor, ainda faz planos e o leva a sério com um coração verdadeiro. Até me identifiquei com vc, rs. Como uma amiga psicóloga me disse uma vez: As pessoas só tem o poder que damos a elas... então é melhor mesmo quando calamos as coisas no momento certo para que não corramos o risco de ouvir opiniões absurdas.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Joice! Obrigada pelo comentário! =)

    ResponderExcluir